top of page

RELIGIOSIDADE E TRADIÇÃO CULTURAL MARCAM OS FESTEJOS DE SÃO BENEDITO EM CAIRU




Um espetáculo de rara beleza pôde ser visto no último domingo, 05, nas festividades em louvor a São Benedito, no Convento de Santo Antônio, em Cairu, uma tradição quadricentenária de coroação do Rei e da Rainha negros, determinada por Carta Régia em 1777, por D. Maria I, regente de Portugal.


À missa em louvor a São Benedito, estiveram presentes o prefeito Hildécio Meirelles, a vice-prefeita Cíntia Rosenberg, o desembargador Ivanilton Santos da Silva, secretários de governo, comunidade local e das ilhas, além de visitantes dos municípios vizinhos e turistas.


A festa faz parte do calendário folclórico e religioso de Cairu, com a Chegança, os Congos e a Barquinha no cortejo do Rei e da Rainha até o Convento para a celebração da missa, que foi oficiada pelos freis Pedro Jorge, Igor, Jonaldo e Vítor, numa celebração entremeada por apresentações dos grupos culturais de Cairu, em toda a sua originalidade e tradição preservadas.


A festa do Reisado de São Benedito, de Cairu, se tornou patrimônio cultural imaterial pela Lei Municipal Nº 692/23, de 27 de junho de 2023. O ciclo do reinado de São Benedito se inicia em dezembro e culmina com a festa de Reis.

São Benedito foi um homem humilde, solidário e conselheiro, tanto dos mais abastados como dos pobres. A comunidade de Cairu tem o hábito de distribuir pães e água benta para todos os presentes, na crença de que São Benedito proverá fartura à mesa dos devotos o ano todo.

O prefeito Hildécio Meireles se pronunciou ao final da celebracão, anunciando que fará a casa de Reis de São Benedito, cuja inauguração está prevista para o próximo ano, como mais um incentivo cultural de fortalecimento às tradições cairuenses e ao turismo religioso.


Nos bastidores, a política também deu o tom, com Rafael Meireles sendo muito badalado como futuro candidato a deputado estadual e despontando como nova liderança no cenário cairuense.Também esteve presente o vereador Pikui, novo presidente da Câmara de Vereadores, ao lado de Igor Gomes, vice-presidente, e Joglas Estêvão, primeiro-secretário.


Presença sempre notável, o vereador Diego Meireles, ex-presidente da Câmara, recepcionou os grupos culturais e os visitantes com sua habitual simpatia, o mesmo acontecendo com a vice-prefeita Cíntia Rosemberg, muito aclamada pelos cairuenses durante todas os momentos da festa.







Comments


bottom of page