Emirados Árabes Unidos escolhem seu primeiro astronauta a viajar para a ISS

O Centro Espacial Mohammed Bin Rashid (MBR Space Centre), dos Emirados Árabes Unidos, já definiu quem será o primeiro astronauta da nação a viajar para a Estação Espacial Internacional (ISS), onde viverá durante sua missão. Hazzaa AlMansoori será enviado à estação por meio de uma nave russa Soyuz MS-15.

Como astronauta reserva, Sultan AlNeyadi foi escolhido. O voo de AlMansoori acontecerá no dia 15 de setembro, e o astronauta ficará na ISS por apenas oito dias, em uma missão inicial especial. O anúncio foi feito pelo Twitter do centro espacial:

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Este voo, na verdade, deveria acontecer em abril. Contudo, a missão foi adiada por conta da falha que o veículo Soyuz sofreu em um lançamento tripulado em outubro do ano passado, o que acabou exigindo uma revisão do cronograma dos próximos lançamentos agendados, ainda que, em dezembro, a Rússia tenha conseguido enviar astronautas à ISS com segurança após a falha de dois meses antes.

Os astronautas árabes estão em treinamento para esta missão inédita do país desde setembro do ano passado, sendo que o acordo que viabilizaria a ida de astronautas árabes à ISS foi firmado em julho. Depois disso, os Emirados Árabes Unidos pretendem fazer mais um contrato com a Roscosmos (a agência espacial russa) para enviar dois astronautas domésticos à órbita — para isso, será preciso encomendar uma Soyuz adicional, uma que não faça parte do programa russo que envia cosmonautas e astronautas à ISS. A informação foi confirmada por Sergey Krikalev, diretor de voos espaciais da agência russa.

Fonte: Sputnik News

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

FONTE

Compartilhe essa notícia: